A Associação

A Associação Sócio Cultural Terapêutica de Évora é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) e tem como objectivo criar condições terapêuticas adequadas ao desenvolvimento e reabilitação de cidadãos portadores de deficiência mental.

Fundada formalmente no dia 1 de Março de 1989 por um jovem casal, pais de uma menina portadora de deficiência mental, a ASCTE nasceu num terreno com cerca de 30 hectares situado a 22km de Évora, cedido pela Fundação Eugénio de Almeida.

Missão

A ASCTE é uma IPSS edificada em meio rural, rodeada de uma tranquila paisagem alentejana. Pratica um estilo próprio de trabalho, onde “tudo se faz com e para os seus utentes / clientes”, sempre com o objectivo de evitar a frustração e a insegurança dos mesmos, respeitando as necessidades individuais de cada um.

 

Composta por três valências, a ASCTE pode ser caracterizada como uma comunidade terapêutica que funciona em regime de internato e semi-internato; 
- a Residência onde os utentes coabitam com alguns colaboradores à semelhança de uma família
 
- a Escola "São Francisco de Assis" reconhecida pelo Ministério de Educação como escola de ensino especial;
 
- o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), do qual fazem parte ateliers os vários ateliers de modelagem, música, equitação, pintura, carpintaria, tapeçaria, tecelagem, padaria, reutilização e jardinagem.
 
Fazem ainda parte da ASCTE a "Mó", uma loja/bazar no centro da cidade de Évora onde são vendidos os trabalhos que nascem dos diferentes ateliers, e três lavandarias "EcoLava I, Ecolava II e Ecolava III" também situadas na cidade de Évora e abertas ao público em geral, onde é desenvolvido trabalho socialmente útil pelos utentes da nossa instituição.

A ASCTE é financiada em parte pelo Centro Regional de Segurança Social de Évora e Ministério de Educação, sendo que conta também com donativos particulares, donativos empresariais e associados.
 

Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública sem fins lucrativos!

 

Visite-nos no Facebook!

Contacto
Lavandarias Ecolava
(São Bento do Mato)
Azaruja - Associação


Monte Zambujalinho
7005-130 AZARUJA
( Évora  -  São Bento do Mato )
266 977 272
266 979 258